top of page

Existe um motivo específico para desenvolver transtorno mental?​

​

Não, mas existem o que chamamos de fatores de risco, ou seja, situações ou outras doenças que podem colaborar para que um transtorno mental seja desenvolvido. Eles são complexos e multifacetados, e sua origem geralmente envolve uma combinação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e ambientais. Ao contrário de uma causa única e direta, eles emergem de interações complexas entre diversos elementos.

Espaço Serenità | Dúvidas 1
Espaço Serenità | Dúvidas 2

Em que momento eu devo procurar um psicólogo?

​

Quando você perceber que tem sentido mudanças significativas em seu comportamento ou estado emocional, como sentimentos de tristeza, ansiedade, irritabilidade ou desesperança que tem durado por um longo período, isso pode ser um sinal de que é hora de buscar a ajuda de um profissional. O luto após a perda de um ente querido, momentos de transição, como mudanças de emprego, casamento ou divórcio são alguns temas que podem desencadear estresse e ansiedade que podem ser difíceis de lidar sozinho, podendo ser debilitante. 

Em qual grau de dificuldade emocional procuro ajuda?

​

Você não precisa esperar até que os problemas se agravem antes de procurar ajuda. Às vezes, a prevenção é fundamental para evitar que pequenos problemas se tornem grandes obstáculos. Um psicólogo deve fornecer um ambiente seguro e confidencial para explorar pensamentos, emoções e comportamentos, dando habilidades a você compreender melhor a si mesmo e desenvolver habilidades para lidar com os desafios futuros.

Espaço Serenità | Dúvidas 3
Espaço Serenità | Dúvidas 4

Como a terapia pode me ajudar a conviver com minha doença crônica?

​

Descobrir ter uma doença crônica depois de anos vivendo uma vida toda sem esse diagnóstico pode ser muito difícil, desencadear estresse, ansiedade e ou tristeza, além de acarretar mudanças na rotina e no estilo de vida. A terapia colabora para que você possa lidar com as emoções e os sentimentos associados à doença e auxiliar na adaptação a uma nova realidade de vida, te ajudando a desenvolver habilidades de enfrentamento e permitindo que ele se ajuste às novas circunstâncias e encontre uma sensação de normalidade e propósito em sua vida.

Outro aspecto importante é o apoio para adesão ao tratamento. É comum ver no consultório as dificuldades em aderir ao tratamento recomendado, seja por falta de motivação, esquecimento ou desânimo. O terapeuta pode trabalhar junto com o paciente para identificar as barreiras à adesão e encontrar maneiras de superá-las, incentivando-o a seguir o plano de tratamento de forma consistente.

Psicólogo receita remédios?

​

Nunca. Quando for identificada a necessidade de intervenção com remédios, é feito o encaminhamento para um médico e assim o uso de medicações. Apesar disso, o psicólogo conhece de algumas medicações, em principal as medicações psiquiátricas, seus efeitos para melhora do diagnóstico e as possibilidades dos efeitos colaterais.

11062b_9acd159181cc4810927a8aa05c7eeba3~
Modern Workspace _edited.jpg

Qual a diferença entre psicoterapia e psiconálise?

​

A psicoterapia é um tratamento que se utiliza técnicas psicoterápicas para o desenvolvimento pessoal do indivíduo. Já a psicanálise é um processo de tratamento cuja a finalidade é auxiliar o indivíduo a se posicionar como sujeito diante do seu sofrimento psíquicoe aprender a administrar seus conflitos diante da vida.

HORÁRIOS 

Segunda - Quinta: 10:00 – 20:00

Sexta: 10:00 – 14:00

E S P A Ç O S E R E N I T À - C L I N I C A D E P S I C O L O G I A • E S P A Ç O S E R E N I T À - C L I N I C A D E P S I C O L O G I A •
bottom of page